top of page
  • Foto do escritorComissão Organizadora

Aconteceu no CSJC de maio - "O menino e o mundo"


Continuando com a programação do Cine Sedes Jung e Corpo para 2019 – atividade extracurricular do Curso de Especialização Jung & Corpo: Formação em Psicologia Analítica e Abordagem Corporal – foi exibido em 31/05 o filme brasileiro “O Menino e o Mundo”.


Como convidados para as análises e discussões contamos com a presença de Marcia Berman Neumann, Psicóloga e Psicoterapeuta Junguiana, e a Dra. Danielle Herszenhorn Admoni, Médica Psiquiatra, especialista em infância e juventude.


Alê Abreu, criador e diretor do filme, também esteve presente ao evento, participando das discussões com o público. Falou sobre seu trabalho de pesquisa sobre os povos da América Latina; sobre o processo de criação do filme, e sobre a construção do personagem e da história.


A narrativa do filme mostra a saga de um menino, que descobre um mundo novo e diferente do campo onde mora, em uma sociedade marcada pela pobreza, pela exploração dos trabalhadores e pela falta de perspectiva. É uma grande jornada de um herói, que mostra o quanto essa criança permanece e continua a seguir com o adulto que o personagem se tornou ao longo do caminho.


Buscando continuamente seus recursos internos para poder seguir sua caminhada, o personagem vai lidando com suas angústias e suas memórias, a fim de conseguir voltar sempre ao lugar que lhe trazia amor e conforto. Desta forma, a temática da resiliência e da depressão na infância e juventude foi o enfoque maior discutido pelas convidadas durante a análise da história.


A numerosa plateia presente participou ativamente das discussões e colocações dos convidados, com perguntas e comentários pertinentes e profundos, o que enriqueceu sobremaneira as discussões da noite.


Esperamos vocês nos próximos eventos!!

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page