top of page
  • Foto do escritorComissão Organizadora

As pontes de Madison - um filme tocante sobre o amor.


As pontes de Madison foi um dos filmes exibidos no ano passado no nosso Cine. Com a participação da Professora Maria Helena Guerra e das conividadas Amana Perruci Machado Confort e Marisa Carelli Nunes Boarato, as discussões trouxeram inúmeras reflexões a respeito do amor como uma forma de conhecer ao outro e a si mesmo e como um veículo que nos leva a busca da auto-realização e individuação.

Este também foi o tema de um dos Cafés Filosóficos da TV Cultura, discutidos pela Profa Maria Helena Guerra Mandacaru e pelo Prof. Carlos Byington. Vale a pena assistir!

"Como, através de um outro, concreto, de uma amor que existe, a gente pode se dirigir para um auto-conhecimento, para um amor por si próprio, para um amor de transcendência? O amor é como uma linha mestra que nos impulsiona para a união. A união com o outro, externo e a união com o outro interno. A união com a transcendência, a união com a totalidade da nossa personalidade mais profunda, da nossa essência. Isso porque o arquétipo é virtual, para se manifestar ele precisa ter um objeto, ele precisa ter um continente. Pode ser uma imaginação, pode ser muito abstrato mas em se tratando do amor, via de regra, ele é projetado, ele é depositado numa relação com uma outra pessoa."



20 visualizações0 comentário
bottom of page